top of page

CRONOGRAMA

As feiras de ciências são um caminho para a desmistificação da ciência, contribuindo para que o ser humano perceba a ciência presente diariamente na sua vida, que os estudantes compreendam a ciência como uma extensão de seu cotidiano, que por meio da ciência se estuda e se pesquisa a realidade de cada sujeito. Assim, é imprescindível que na Educação Básica a ciência não seja colocada como algo inatingível. É de suma importância que a ciência seja disseminada e divulgada pelos mais diversos meios, esta ação deve ser coletiva, mas principalmente permear o ambiente da escola básica, de tal maneira que professores, alunos, gestores escolares e a comunidade se vejam como disseminadores destes conhecimentos.

Além da formação científica, as Feiras de Ciências permitem aos estudantes um espaço de intensa troca de informações, de construção de relações sociais, bem como espaço para socialização de experiências e convívio comunitário. Considerando-se que após um ano de trabalho os estudantes encontram-se em um grande evento para mostrar os resultados alcançados com o projeto empreendido, a Feira de Ciências, que quando interpretada como um espaço não-formal de ensino e educação, apresenta imensurável potencialidade para práticas docentes diferenciadas e inovadoras.

Considerando a situação de pandemia que o mundo vive desde março de 2020 devido ao coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, o formato da FECIRR em 2021 será totalmente virtual, com a apresentação dos projetos via canal do YouTube e votação na página da FECIRR no Facebook. Diante deste contexto e para alcançar os objetivos propostos as principais atividades que serão desenvolvidas são:

* Divulgar a temática da Feira Estadual de Ciências para 2021, nos diferentes meios de comunicação.

 

* A temática estará em consonância com o tema escolhido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que este ano abordará sobre a transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta;

 

* Convidar as escolas para participarem da FECIRR virtual;

 

* Organizar cursos de capacitação com os professores da Educação Básica no formato virtual;

 

* Lançar edital com as regras para inscrição dos projetos na XXVIII Feira Estadual de Ciências;

 

* Acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos estudantes, com o apoio de orientadores científicos;

 

* Promover rodas de conversas virtuais com os alunos premiados na Feira Estadual e nas feiras nacionais;

* Organizar reuniões periódicas da comissão organizadora para avaliar e discutir estratégias de fortalecimento da Feira Estadual de Ciências;

 

* Criar o ambiente virtual para que os projetos possam ser hospedados e visitados;

* Organizar a página da FECIRR no Facebook para que ocorra a votação dos projetos selecionados;

* Executar o evento em novembro de 2021.

©2020 por I Mostra Virtual “Inovação Pedagógica em período de Pandemia” do CEFORR. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page